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LEVANTAMENTO DE RECURSOS DIGITAIS DE APOIO LINGUÍSTICO PARA PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA EM LÍNGUA INGLESA: ANÁLISE DE PERFIS E POSSIBILIDADES
Lucas José Alves da Silva, Eliane Hercules Augusto-Navarro

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


Introdução

A presente pesquisa (PIBIC-UFSCar) tem como foco analisar recursos digitais que possam servir de suporte para a produção acadêmico-científica escrita e/ou oral em inglês, tendo como critério recursos disponibilizados de forma gratuita por cinco universidades renomadas de língua inglesa, baseando-se na classificação das melhores universidades globais no "Times Higher Education World University Rankings". O trabalho busca atualizar a pesquisa de iniciação científica desenvolvida por Oliveira (2012), a considerar o tempo decorrido desde a realização de sua pesquisa e um notável avanço tecnológico em relação à internet desde então. Assim, enxergou-se o potencial de expansão de seus resultados.

Objetivo

O objetivo principal é avaliar os recursos, seus gêneros abordados, orientações ao usuário, nível de proficiência em língua inglesa e nível de autonomia necessários para um uso eficiente dos recursos. A pesquisa busca delimitar os dados encontrados com o intuito de obter maior conhecimento sobre eles.

Metodologia

A fundamentação teórica da pesquisa baseia-se na teoria da autonomia presente em Little (1995), na teoria de gêneros de Swales (2011), para observar que gêneros são abordados nos recursos encontrados, e na teoria de Inglês para Propósitos Acadêmicos de Flowerdew e Peacock (2001), tema central da pesquisa.

Optou-se por selecionar o método qualitativo para a realização da pesquisa, uma vez que essa se encontra no campo da linguística aplicada, e o método em questão é indicado para as pesquisas deste campo, segundo Alami (2015). A pesquisa é de caráter documental, pois os recursos selecionados para a análise se caracterizam como documentos e podem ser considerados fontes de pesquisa, como observado na teoria de Almeida, Guindani e Sá Silva (2009). A pesquisa se adequa também a uma análise exploratória como a definida por Liberali e Liberali (2011).

Resultados

Os resultados alcançados apontam riqueza de recursos digitais que podem servir de apoio para a produção acadêmico-científica (escritos e/ou orais) em inglês. Os recursos, disponibilizados pelas universidades selecionadas, podem ser encontrados nos formatos de texto e/ou vídeo, oferecem diferentes orientações e requerem em sua maioria o nível C1 de proficiência em língua inglesa (analisando o Quadro Comum Europeu de Referência). Além disso, os níveis de autonomia e expertise de seus diferentes usuários alvo podem variar. Ademais, a interação entre usuário e desenvolvedores das plataformas de apoio é bastante limitada.

Conclusões

Conclui-se que desde a realização da pesquisa de Oliveira (2012) muitos dos recursos se modificaram, havendo um grande crescimento em relação à disponibilidade de recursos em formato de vídeo. Notou-se que os estudantes das universidades selecionadas são em sua maioria o público alvo dos recursos oferecidos por elas, ou seja, estudantes que muitas vezes têm o inglês como primeira língua. Porém, isso não impede o uso dos recursos por parte de usuários que tenham o inglês como língua estrangeira, contanto que tenham um grau de autonomia maior para utilizá-los em relação aos falantes nativos. Por fim, os recursos podem servir de suporte para professores de inglês que visem ensinar produção acadêmica nessa língua.