Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, XXVII CIC e XII CIDTI

Tamanho da fonte: 
PRODUTIVIDADE DA CULTURA DO MILHO EM FUNÇÃO DA VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO DO CONJUNTO MECANIZADO E DENSIDADE POPULACIONAL
Leonardo Vital Nizoli, Murilo Aparecido Voltarelli

Última alteração: 2021-02-25

Resumo


A cultura do milho (Zea mays L.) desempenha uma ilustre função estratégica na cadeia produtiva brasileira, constituindo uma gama de produtos destinados a alimentação humana e animal. As baixas produtividades podem estar relacionadas a tecnologias inadequadas de manejo, como na operação de semeadura. A velocidade do conjunto trator-semeadora-adubadora é decisiva na disposição de sementes de milho na linha de semeadura, contribuindo para a distribuição longitudinal das sementes mais adequado possível. Além deste fator, a densidade de semeadura, também é um aspecto importante na implantação da cultura do milho, sendo uma das principais causa responsável pela baixa produtividade de milho no Brasil. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é avaliar a produtividade da cultura do milho em função da velocidade de deslocamento do conjunto mecanizado e arranjo populacional de plantas durante o processo de semeadura.

O delineamento experimental foi conduzido em blocos casualizados em esquema fatorial 3 x 2 com 4 repetições, totalizando 24 parcelas, sendo conduzidos em duas velocidades de trabalho (5,0 e 7,0 km h-1) e três densidades (2, 3 e 5 sementes m-1). O parâmetro avaliado é de produtividade em grãos (kg/ha). Esses dados foram analisados por meio da estatística descritiva e análise de variância. Para melhor entendimento, adotou-se siglas para as velocidades e densidades. Na qual, V1 e V2 correspondem, respectivamente a velocidade de 5km/h e 7km/h. Já D1, D2 e D3, correspondem, respectivamente a densidade de 2 sementes/metro, 3 sementes/metro e 5 sementes/metro. De acordo com os dados coletados, nota-se uma maior média na produtividade da parcela V2/D1 com 7696,3 kg/ha e um desvio padrão de 2451,9 kg/ha. Em comparação entre as velocidades, a velocidade V2 obteve uma maior média comparada com a velocidade V1. Já em relação as densidades, a densidade V1 obteve a maior média de produtividade. Por fim, frente a pergunta de qual velocidade e densidade recomendariam ao produtor rural, a indicação seria de 7km/h e densidade de 2 sementes/metro.


Palavras-chave


Semeadura mecanizada; Qualidade agrícola; produção vegetal