Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, XXVII CIC e XII CIDTI

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de materiais binários de Pd e Ag para modificação do eletrodo de carbono vítreo com filmes de tapioca e dihexadecil hidrogenofosfato
Bruno Campos Janegitz, Rafaela Cristina Freitas, Daniel Cardoso Souza

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


Os sensores eletroquímicos permitem a obtenção de informações a partir dos processos que ocorrem na interface eletrodo/solução, apresentando aspectos vantajosos como sensibilidade, portabilidade, facilidade de automação, possibilidade de miniaturização e relativo baixo custo. Com a necessidade e procura por novas fontes de geração de energia mais sustentáveis e limpas, destaca-se as células a combustível como um dispositivo ideal para a conversão de energia. Como principais mecanismos de ação, os eletrocatalisadores são compostos por nanomateriais de platina ou paládio que podem ser combinados com outras metais, a fim de se aumentar sua atividade catalítica [1]. Contudo, estes materiais oferecem outras aplicações, como a utilização na modificação de eletrodos na atuação como sensores eletroquímicos [2]. Sendo modificações que visam aumentar a sensibilidade dos sensores e determinar diversos compostos, como a glicose e o nitrito. Com isto, as modificações tem sua fixação na superfície do eletrodo por meio de um filme, que neste trabalho se estudou a aplicação de filme de tapioca [3]. Assim, neste trabalho foi proposto e desenvolvido uma modificação baseado em um material binário de Pd-Ag, em suporte de alótropo de carbono, Carbon Black, em uma dispersão de filme de tapioca, para o eletrodo de carbono vítreo (GCE). Com a síntese do eletrocatalisador Pd-Ag/C e a elaboração da dispersão do mesmo em dispersão filme de tapioca, o estudo de seu comportamento eletroquímico foi realizado, o qual resultou em valores de área eletroativa frente a sonda eletroquímica de hexaminorutênio, de 0,073 cm2, a qual demonstrou-se superior ao do  GCE não modificado. Posteriormente, a modificação foi estudada frente á detecção de nitrito com a seleção de técnica eletroquímica adequada, apresentando resultados expressivos em concentrações equivalentes à 100 mol L1 de analito. 
[1] B.W. Zhang, H.L. Yang, Y.X. Wang, S.X. Dou, H.K.J.A.E.M. Liu, A comprehensive review on controlling surface composition of Pt‐based bimetallic electrocatalysts, 8(2018) 1703597.[2] T.G. Silva, M.O. Salles, T.R.J.Q.N. Paixão, Investigação do uso de eletrodo de carbono vítreo modificado com hexacianoferrato de rutênio para detecção de procaína, 38(2015) 85-90.[3] L. Famá, S.K. Flores, L. Gerschenson, S.J.C.P. Goyanes, Physical characterization of cassava starch biofilms with special reference to dynamic mechanical properties at low temperatures, 66(2006) 8-15.