Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, XXVII CIC e XII CIDTI

Tamanho da fonte: 
A Leitura e a Escrita e a Base Nacional Comum Curricular (2017): um olhar para a Educação Infantil
Natália Gonçalves Palauro, Maria Iolanda Monteiro

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


Introdução

Esse trabalho de cunho bibliográfico tem por objetivo trazer o levantamento da relação da prática docente e pedagógica e a formação dos hábitos de leitura e escrita a partir da Educação Infantil, analisando os trabalhos realizados anteriormente e posteriormente à homologação da BNCC (BRASIL, 2017). Os trabalhos analisados são: teses, dissertações e artigos Qualis A1 e A2.

Essa pesquisa tem fundamentação teórica na teoria Histórico Cultural, buscando responder às seguintes indagações: Os hábitos de leitura e escrita podem ser trabalhados de que maneira na primeira infância? A criança se apropria da leitura caso o ambiente a estimule para tal?  O que o docente pode fazer para o estímulo de novos leitores?

 

Objetivo

Levantamento e mapeamento de pesquisas, artigos, dissertações e teses em relação à presença e inserção da Alfabetização, da Escrita, da Leitura e do Letramento na Educação Infantil.

 

Metodologia

A Metodologia aplicada nesse projeto de pesquisa foi bibliográfica. Segundo Gil (2006), a pesquisa bibliográfica é desenvolvida através de materiais já elaborados, utilizando como base livros e artigos científicos.

A busca bibliográfica foi realizada no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), do SCIELO e em revistas qualis A1 e A2 para a tabulação de dados sobre a inserção da alfabetização, do letramento, da leitura e da escrita na Educação Infantil, na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica.

As teses e dissertações foram selecionadas a partir do repositório CAPES, enquanto no SCIELO e nas revistas eletrônicas foram selecionados os artigos científicos de Qualis A1 e A2. Educação Infantil foi utilizada como palavra-chave, para o mapeamento inicial dos artigos, teses e dissertações.

Resultados

Para a realização do levantamento e análises, as universidades públicas da região de São Carlos-SP obtiveram prioridade, assim como as que tinham Programa de Pós Graduação em Educação. As universidades que já tiveram seus repertórios analisados foram: Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e todas possuem trabalhos referentes à Educação Infantil e à leitura e a escrita, sendo em sua grande maioria com base na Teoria Histórico Cultural.

Neste momento da iniciação científica, percebe-se que mesmo no período de dez anos (2010-2020) as pesquisas que abordam a leitura e a escrita na Educação Infantil são poucas, principalmente as que abordem a alfabetização na Educação Infantil.

Tabela 1. Relação quantitativa de trabalhos na Educação Infantil nas Universidades Públicas na região de São Carlos-SP

Universidades da região de São Carlos – SP

E Revistas Qualis A1-A2

Quantidades de trabalhos na Educação Infantil, leitura e escrita

Unicamp

9

UFSCar

11

UNESP

9

USP

11

Revistas qualis A1 e A2

12

Fonte: elaborada pelas pesquisadoras

Conclusão:

Deste modo, espera-se que, ao continuar esse trabalho de pesquisa bibliográfica, ele ressalte as tendências de pesquisa na Educação Infantil em relação à escrita e à leitura, considerando a alfabetização e o letramento neste mesmo contexto, refletindo a necessidade de investigação e pesquisa nesta área.

 


Palavras-chave


Leitura; Escrita; BNCC; Educação Infantil

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

GIL, A.C.; Métodos e Técnicas de pesquisa social 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2006. p. 22-60.