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Práticas pedagógicas do PIBID-UFSCAR descritas nos Relatórios Institucionais e de escolas de um município do interior de São Paulo
Fernanda Rodrigues, Isabela CUSTÓDIO TALORA BOZZINI

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


Este trabalho consiste em uma análise preliminar dos relatórios institucionais do PIBID da área de Ciências da Natureza (que contemplavam subprojetos de Biologia, Física,  Química e interdisciplinar de Ciências) desenvolvidos em uma cidade do interior de São Paulo. Nas análises buscamos mapear as práticas pedagógicas desenvolvidas, analisando os temas, métodos e estratégias mais utilizadas e suas contribuições para a formação dos estudantes da educação básica. Esta pesquisa pode ser caracterizada como uma pesquisa documental, pois utilizamos os relatórios institucionais do PIBID-UFSCar e os relatórios das escolas (parciais e finais) para a composição dos resultados. Os relatórios institucionais foram solicitados à coordenação institucional do PIBID-UFSCar e os relatórios das escolas foram solicitados aos ex-coordenadores de área. Ao todo tivemos acesso a três relatórios institucionais dos anos de 2015, 2016 e 2019, e doze relatórios das escolas dos anos de 2016 e 2017, sendo dez parciais e cinco finais. Os relatórios das escolas foram solicitados, porque os institucionais têm informações muito sintéticas sobre as atividades desenvolvidas, descrições das estratégias utilizadas e envolvimento dos participantes. Como resultados podemos destacar a frequência de certas estratégias como jogos lúdicos, debates, rodas de conversa, atividades experimentais e aulas expositivas sobre as temáticas. Em relação às temáticas, a maioria é voltada para o cumprimento dos conteúdos curriculares, mas também foram abordadas questões voltadas à cidadania e Direitos Humanos, como Racismo, Machismo, Democracia, Igualdade de Direitos, entre outros. A maioria das atividades traz a interdisciplinaridade como proposta de atuação, para que os alunos consigam fazer uma ligação entre as disciplinas seguindo um fluxo orgânico. Também destacamos que o desenvolvimento das estratégias de ensino descritas não ficam muito claras, pois não indicam como e quais materiais foram utilizados para fazê-las, o que faz com que as práticas não possam ser replicadas, sejam elas boas ou não. As conclusões até o presente momento são que as informações nos relatórios institucionais e das escolas são muito resumidas. Devido a este fator pretendemos complementar os resultados fazendo uma pesquisa por meio de formulários para os ex-coordenadores de área, ex-supervisores e ex-bolsistas de iniciação à docência do PIBID para que possam descrever melhor como foram feitas as atividades. Em relação à educação cidadã, é de extrema importância que estas questões estejam presentes na educação básica dos alunos, pois dessa maneira podemos fazer uma educação voltada para a sociedade democrática igualitária, cumprindo e mantendo os direitos e deveres de todos nos diferentes âmbitos sociais.


Palavras-chave


Praticas pedagógicas; PIBID; Educação para cidadania