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Adaptação transcultural e validação da Escala de Expectativas Positivas sobre o uso do Álcool no Brasil
Natália Pressuto Pennachioni, Rosa Jacinto Volpato, Sônia Regina Zerbetto, Teresa Mendes Diniz Barroso, Angelica Martins de Souza Gonçalves

Última alteração: 2021-02-25

Resumo


O álcool é uma das drogas que mais mata no mundo, também é a que mais gera violência familiar e urbana, além de muitos gastos com internações hospitalares decorrentes de acidentes de trânsito e outros danos externos. Além de ser a droga psicoativa mais utilizada no Brasil, a adolescência é a fase de maior vulnerabilidade para sua experimentação. Há relação entre a precocidade do uso, o uso crônico na idade adulta, e as expectativas positivas que o consumo pode trazer, sendo elas: curiosidade, aceitação e estímulo pelos pares, desinibição, melhora da sociabilidade, diminuição da ansiedade e estresse gerados pela escola, trabalho e família. Instrumentos padronizados para os contextos socioculturais são capazes de avaliar as expectativas positivas, estimando a predisposição do uso e colaborando para direcionar a promoção de intervenções para mudanças de comportamento frente ao uso de álcool por adolescentes. No Brasil, até o momento, nenhum instrumento focalizou-se nas expectativas positivas relacionadas ao uso do álcool entre adolescentes. Objetivo: realizar a adaptação transcultural e validação da Escala de Expectativas Positivas acerca do Álcool para a língua portuguesa do Brasil (EEPA-A) a partir da Escala portuguesa de Expectativas Positivas acerca do Álcool (EEPaA-A/AEQ-A). Além disso, avaliou-se as expectativas positivas sobre o uso do álcool entre adolescentes escolares.  Metodologia: estudo transversal e metodológico, contando com as etapas de: (I) adaptação transcultural e validação de conteúdo; (II) análise psicométrica e avaliação das expectativas positivas dos adolescentes sobre o álcool, feita com 440 adolescentes escolares. Os dados foram lançados no Excel®, e pelo Programa R foram calculadas estatísticas descritivas e psicométricas. A validação de construto foi feita por meio de Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e análise de correlação. Calculamos também o Erro Quadrático Médio de Aproximação. A confiabilidade foi mensurada por consistência interna, através do α de Cronbach. Resultados: Encontramos um perfil amostral semelhante com a escala portuguesa e após o processo de adaptação transcultural e validação do conteúdo, verificamos equivalência semântica. A EEPA-A ficou constituída por 47 itens, divididos em quatro domínios, denominados da seguinte maneira: 1- “Facilitador da relação com os outros”; 2- “Estimulação e redução da tensão”; 3- “Escape dos estados emocionais negativos” e 4 -“Alteração do comportamento social e ativação sexual”, excluindo os itens 7 e 11, por carga fatorial < 0,40. Não verificamos associação entre o uso de álcool e pontuação maior ou menos na escala; verificamos diferencia significativa no domínio “Estimulação e redução da tensão” entre homens e mulheres, e também que há associação entre não considerar álcool uma droga à este mesmo domínio. Conclusões: Este estudo cumpriu seu objetivo, visto que a versão brasileira da EEPA-A demonstrou ser um instrumento válido e com medidas satisfatórias de confiabilidade. O presente estudo, neste sentido, pode ser utilizado, tanto por pesquisadores, como por profissionais de saúde para colaborar no delineamento de estudos e ações na área de uso e abuso de álcool.


Palavras-chave


Álcool, Expectativas, Estudantes

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