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Check-All-That-Apply (CATA) na análise sensorial de requeijões cremosos e produtos lácteos fundidos com gordura vegetal
Letícia Moreira Abatti, Simone Daniela Sartorio de Medeiros, Marta Regina Verruma Bernardi, Beatriz Manfrinato, Diane Sgariboldi

Última alteração: 2021-02-25

Resumo


O requeijão tem sido reconhecido com um queijo típico brasileiro pelo seu consumo em âmbito nacional por toda a população, e tem crescido no mercado o investimento em produtos similares ao requeijão cremoso, mas com a utilização de amido e gordura vegetal. Neste trabalho foram escolhidas quatro marcas de requeijão cremoso, das quais duas foram do tipo tradicional e duas com amido e gordura de origem vegetal. Sendo que as características sensoriais dos produtos são fatores determinantes para a aceitação e intenção de compra do seu publico alvo, as amostras foram submetidas à análise “Check-all-that-apply” (CATA), metodologia mais recente e com alta rapidez de execução, capaz de encontrar uma descrição sensorial baseando-se na perspectiva de seus consumidores. Em seguida foi realizado o teste de aceitação com escala verbal estruturada de nove pontos. Assim, o teste de aceitação teve seus resultados analisados através da análise de variância (ANOVA), e quando exigido suas médias foram comparadas pelo teste de Tukey. Pela análise CATA pode-se verificar que os atributos: homogêneo, cremoso, fácil derretimento na boca, branco, gosto salgado e brilhoso, se destacaram na influência da aceitação global das amostras pelos consumidores. Já em relação ao teste de aceitação verificou-se que requeijões análogos com amido e gordura vegetal apresentam algum potencial, sendo aceitos aos julgadores, mesmo que requeijões tradicionais ainda atraiam a maioria dos consumidores.

Palavras-chave


análise multivariada; software R; análise fatorial múltipla

Referências


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