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OS FATORES QUE INFLUENCIAM A ADOÇÃO DO M-COMMERCE POR CONSUMIDORES UNIVERSITÁRIOS
Monica Fabiana Bento Moreira Thiersch, Vinícius Silveira Sório

Última alteração: 2021-02-25

Resumo


No Brasil, o comércio eletrônico vem crescendo exponencialmente. Neste contexto, destacam-se duas modalidades, as quais estão atuando como ferramentas para que as empresas possam atender os consumidores digitais. São elas o e-commerce e o m-commerce. O primeiro conceito, de acordo com O’Brien (2004), trata-se da compra e venda por meios digitais. O segundo, por sua vez, é visto como uma evolução do primeiro. M-commerce, abreviação de Mobile commerce, segundo Tiwari e Buse (2007), consiste em uma transação comercial com o uso de dispositivos móveis – tablets, celulares e smartphones.

É fundamental para as empresas que estão neste meio conhecer seus consumidores para que seja possível atender suas necessidades e desejos. Um dos principais grupos consumidores do M-commerce são os universitários, inseridos fortemente neste contexto digital.

A partir desse fato, o presente estudo teve como objetivo identificar fatores que levam os consumidores universitários a realizarem compras de produtos de forma on-line por meio das plataformas de m-commerce.

O método de pesquisa utilizado foi o de levantamento de dados, com a utilização de um questionário do tipo survey, que consiste na solicitação de informações a um quantitativo significativo de respondentes sobre a problemática que está sendo discutida (GIL, 2011).

Para avaliar a confiabilidade do questionário, foi utilizado o coeficiente alfa de Cronbach, o qual, de acordo com Cortina (1993), é certamente uma das ferramentas estatísticas mais importantes e difundidas em pesquisas envolvendo a construção de testes e sua aplicação.

A partir da obtenção das respostas do questionário, foi realizada a análise de agrupamento. Segundo Hair (1998), esta análise pode ser definida como um conjunto de técnicas estatísticas cujo objetivo é agrupar objetos segundo suas características, formando assim, grupos ou homogêneos.

Esta técnica resultou em um total de 5 grupos. Cada um desses grupos foi nomeado considerando características marcantes, “Econômicos”, “Habituados”, “Práticos”, “Conectados” e “Conservadores”. A partir disso, foi possível concluir alguns insights a respeito de cada um dos grupos.

Os “Econômicos” são consumidores sensíveis a preços, buscam por desconto e sofrem influência do valor do frete. Os “Habituados” acreditam nas vantagens relacionadas a praticidade e também nos benefícios financeiros do m-commerce. Já os “Práticos” não visualizam vantagens financeiras, porém também acreditam na facilidade da utilização deste meio de comércio e são influenciados por anúncios nas redes sociais.

Os “Conectados” são os consumidores mais jovens, já inseridos no contexto dos dispositivos móveis, utilizando-os mais do que um computador. Uma parcela significativa não possui cartão de crédito e acredita na segurança na compra através de aplicativos oficiais das lojas. Portanto, estas são questões que devem receber atenção das empresas que pretendem atingir este público.

Por fim, os “Conservadores” são os consumidores mais resistentes ao uso dos dispositivos móveis, não são influenciados através de anúncios ou promoções nas redes sociais. Possuem e usam com maior frequência um computador pessoal.

Desta forma, o presente estudo poderá auxiliar empresas que estejam inseridas no contexto do m-commerce, já que a partir dos resultados observados, é possível identificar estratégias mais adequadas para os consumidores de cada um dos grupos encontrados.


Palavras-chave


Comércio eletrônico, internet, comportamento do consumidor

Referências


CORTINA, J. M. What is coefficient alpha? An Examination of Theory and Applications. United States: Journal of Applied Psychology, 1993, v. 78, p. 98-104.

GIL, A. C. Metodologia do ensino superior. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2011.

HAIR Jr., JOSEPH F. et. Al. Multivariate data analysis with readings. 5 ed. New York: Macmillan, 1998.

O’BRIEN, J. A. Sistemas de Informação: e as decisões gerenciais na era da Internet. 2ª edição. São Paulo: Saraiva, 2004

TIWARI, R.; BUSE, S. The Mobile Commerce Prospects: A Strategic Analysis of Opportunities in the Banking Sector. Hamburg: Hamburg University Press, 2007.