Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, XXVII CIC e XII CIDTI

Tamanho da fonte: 
Avaliação da influência do tipo de ligante nas propriedades de retenção de asfalto de geogrelhas utilizados em reforço de revestimentos asfálticos
Gustavo Genaro Urquiza Junior, Natalia de Souza Correia, Matheus Pena da Silva e Silva

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


A técnica do uso de reforços geossintéticos na restauração de revestimentos asfálticos é identificada como uma alternativa ao aumento da vida útil dos pavimentos devido à capacidade de minimizar a reflexão de trincas pré-existentes no pavimento. A eficiência desses revestimentos asfálticos reforçados por geossintéticos é garantida pelo bom desempenho da interface entre as misturas asfálticas e o reforço. Nesta interface, a aderência entre as camadas asfálticas deve ser a mais adequada possível. No entanto, sabe-se que diversos fatores influenciam essa aderência de interface, tais como o tipo do geossintético e suas propriedades físicas e mecânicas, o tipo de ligante e a taxa de aplicação e a condição pré-existente do revestimento. Uma das formas de escolher a taxa de ligante ideal é através da análise de capacidade de retenção de asfalto dos geossintéticos. Nesta pesquisa, foi investigada a influência do tipo de ligante nas propriedades de retenção de asfalto de geossintéticos por meio de ensaios de capacidade de retenção de asfalto (ASTM 6140) em três diferentes geogrelhas, compostas por diferentes polímeros e características físicas. Foram avaliados dois tipos de ligantes: emulsão catiônica de ruptura rápida tipo 2 (RR-2C) e o cimento asfáltico de petróleo (CAP 50/70). De modo geral, os resultados de retenção de asfalto foram maiores para o CAP do que para a emulsão, fato relacionado principalmente à viscosidade do ligante. Quando se utilizou o CAP, a geogrelha 1 (PET) apresentou um valor maior de retenção de asfalto do que a geogrelha 2 (PVA) e 3 (Fibra de vidro). A geogrelha 3 (Fibra de Vidro) apresentou elevado valor de retenção para a emulsão, provavelmente devido a aspectos físicos da amostra. A pesquisa evidenciou a importância de avaliar a propriedade de retenção de asfalto dos geossintéticos para diferentes tipos de ligantes e materiais poliméricos, visando a obtenção das propriedades que garantam a melhor aderência possível na interface (geogrelha e estruturas do pavimento reforçado) para que a restauração cumpra seu propósito com o melhor desempenho possível.

Palavras-chave


pavimentação, geossintéticos, revestimento asfáltico, aderência de interface

Referências


N.S. Correia, A.N. Mugayar, Effect of binder rates and geogrid characteristics on the shear bond strength of reinforced asphalt interfaces,Construction and Building Materials,Volume 269,2021,121292,ISSN 0950-0618, https://doi.org/10.1016/j.conbuildmat.2020.121292.