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O NACIONALISMO COMO PROJETO DE EDUCAÇÃO VISUAL EM FOTOGRAFIAS DOS EUA NA DÉCADA DE 1920
Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa, Igor Leves de Almeida

Última alteração: 2021-02-25

Resumo


Esta pesquisa, fomentada com bolsa CNPq, pesquisou a relação entre o crescente movimento nacionalista nos Estados Unidos da América (EUA) na década de 1920-1929 e a educação visual em fotografias produzidas por diferentes artistas de grande destaque cultural da época. Assim sob as perspectivas de autores como Milton José de Almeida, Walter Benjamin, Geoff Dyer, que trabalham fotografia, arte e o período histórico, juntamente com a autora Martine Joly para conceitos de análise da imagem, foram selecionadas fotografias e buscou-se a ligação entre os assuntos fotográficos presentes e a disseminação do nacionalismo na época estudada. Com esse objetivo geral a metodologia empregada foi, primeiramente, a seleção das fotografias. Fez-se necessário tal seleção devido às vastas opções, tanto de fotógrafos como de fotografias. Selecionando aqueles que haviam já trabalhos conhecidos e difundidos na cultura estadunidense no recorte estudado e também a partir da leitura dos autores supracitados. No decorrer das pesquisas, buscou-se conceitos a respeito do nacionalismo, utilizando autores como Benedict Anderson e também pesquisou-se sobre períodos históricos para uma melhor compreensão da década de 1920 com o autor Eric Hobsbawm. A partir dessa metodologia tivemos uma quebra de expectativa, pois no ínicio da pesquisa esperávamos encontrar fotografias que retratavam o consumismo, propagandas nacionalista e símbolos do patriotismo que são associados ao “American Way of Life”, ideologia que pregava o estilo de vida americano como sendo o modelo ideal a ser seguido. Contudo, no levantamento das fotografias percebemos que os artistas, que em períodos antes e após o recorte dessa pesquisa, trabalharam com temas mais políticos, paisagens e monumentos com quadros bem abertos. Especificamente nesse período eles produziram retratos ou quadros familiares. Isso mostrou uma outra perspectiva do crescente individualismo, tradições familiares e também do culto à personalidade, pensamentos vigentes nessa época. Dessa forma, a conclusão da pesquisa foi que essa pesquisa se mostrou como uma nova forma de ver como as produções de grandes artistas como André Kertesz, Walker Evans e Alfred Stieglitz mudam conforme o momento histórico e cultural que experienciam. Além disso, essa iniciação científica se mostrou inovadora para estudo de momentos históricos, não se baseando apenas em textos ou livros, mas procurando retratos, imagens ou fotografias para compreender movimentos da época e suas ideologias. Ademais, pode-se considerar essa nova metodologia para pesquisas de história e movimentos sociais. Isso torna mais intuitiva o estudo de momentos que aparentam muito mais distantes, com o uso das fotografias se tornam mais compreensíveis e interessantes de se estudar.

Palavras-chave


Estudos Visuais. Fotografia. Nacionalismo.