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Sistema Web para Gerenciamento de Jogos Digitais Acessíveis Criados por Usuários Finais
Pedro Adorno, Franco Eusébio Garcia, Vânia Paula de Almeida Neris

Última alteração: 2021-02-25

Resumo


Introdução

Jogos sérios, como os educacionais e terapêuticos, promovem aquisição e aprimoramento de conhecimento e habilidades durante as partidas. O desenvolvimento de jogos requer conhecimento técnico que nem todos detêm. Analogamente, atividades educativas e terapêuticas requerem conhecimento de domínio normalmente desconhecido por designers e programadores de jogos. Além disso, os requisitos podem sofrer alterações com o decorrer do tempo. Para permitir a criação de jogos efetivos para a prática profissional, uma possibilidade seria permitir que usuários finais criem (ou co-criem) jogos que satisfaçam suas necessidades de interação (LIEBERMAN et al., 2006; FISCHER, 2009).

No entanto, o processo de criação deve ser guiado, dado que será realizado por usuários finais ao invés de programadores profissionais. A provisão de ferramentas e processos para apoiar a criação e a avaliação dos jogos se faz necessária. Assim, criar ferramentas adequadas para a produção e distribuição de jogos por usuários finais é tema de pesquisa na área de computação.


Objetivo

Este projeto investigou e construiu um sistema web colaborativo para o gerenciamento de jogos digitais acessíveis criados por usuários finais. O sistema media a comunicação entre a ferramenta de criação Lepi, desenvolvida em projeto anterior, e outros possíveis usuários do jogo seguindo um modelo de colaboração proposto por GARCIA E NERIS (2020).

Conforme o modelo, os Criadores devem desenvolver o projeto utilizando a Lepi e enviá-lo ao servidor. Supervisores avaliam o projeto, fornecem sugestões e melhorias, corrigem falhas, e pedem a inclusão de recursos de acessibilidade por parte de Colaboradores.


Metodologia

O desenvolvimento deste projeto seguiu um processo iterativo e incremental, i.e a maior parte do projeto foi feita em ciclos de desenvolvimento, com ocasionais adições de funcionalidades de forma incremental.

O backend foi implementado com a linguagem Go em forma de uma Application Programming Interface (API), enquanto para o frontend foram utilizadas as linguagens HyperText Markup Language (HTML), Cascading Style Sheets (CSS) e JavaScript (JS).


Resultados

As principais funcionalidades do sistema implementadas foram a criação de um jogo (preenchimento dos metadados iniciais), download e upload de jogos, publicação e execução de jogos e reordenação dos atos de um jogo. O player de jogos do sistema foi implementado como um port da respectiva funcionalidade da ferramenta de criação.

Os dados acessados pelo player da web, como mídias e metadados, provém do banco de dados (MongoDB) por meio de requisitos à API. Já quando é realizado o download de um jogo, os dados ausentes na ferramenta de criação são incluídos no arquivo .zip e acessados localmente.

O sistema foi avaliado por uma pós-graduanda especializada no tema. Os resultados sugerem ser possível o uso do sistema pelas instituições interessadas.


Conclusões

A flexibilidade da ferramenta de criação e gerenciamento da distribuição de jogos desenvolvida neste projeto apresenta potencial para a disseminação de desenvolvimento de jogos sérios por profissionais e outros usuários finais de instituições de saúde pública e educação.

Por fim, se faz necessário enfatizar que a avaliação e os testes do sistema não puderam ser feitos com profissionais de instituições interessadas devido a pandemia do COVID-19.


Palavras-chave


end-user development, jogos sérios, colaboração, web, ferramenta

Referências


Fischer G. (2009) End-User Development and Meta-design: Foundations for Cultures of Participation. In: Pipek V., Rosson M.B., de Ruyter B., Wulf V. (eds) End-User Development. IS-EUD 2009. Lecture Notes in Computer Science, vol 5435. Springer, Berlin, Heidelberg.


GARCIA, F. E.; NERIS, V. P. de A. A framework for tailorable games:  toward inclusive end-user development of inclusive games. Universal Access in the Information Society, Springer, p. 1–45, 2020.


LIEBERMAN, H. et al. End-user development: An emerging paradigm. In:Enduser development. [S.l.]: Springer, 2006. p. 1–8.