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Desenvolvimento de tecnologia baseada em jogos para alfabetização de crianças com necessidades especiais
Vitor Corradini, Leonardo Pedro

Última alteração: 2021-02-25

Resumo


Tecnologias assistivas e de reabilitação visam ampliar a capacidade e reabilitar pessoas com deficiências nas suas atividades cotidianas. Crianças com paralisia cerebral apresentam dificuldade de aprendizado devido ao déficit motor de seus membros superiores, uma vez que a condição não afeta as suas capacidades cognitivas. Essa dificuldade na grafomotricidade pode ser estimulada com os comandos solicitados por jogos, como movimentar letras, selecionar imagens e reconhecer sons. Um jogo computacional como ferramenta de alfabetização poderá possibilitar à criança diversas atividades que envolvam o progresso de escrita e alfabetização por meio da comunicação interativa com uma mesa sinsível ao toque. O objetivo deste trabalho é desenvolver um sistema para a alfabetização de crianças com déficit motor decorrente de paralisia cerebral, através de um jogo pedagógico que constitui a formação de palavras por meio de imagens e sons, estimulando cada vez o desenvolvimento de habilidades grafomotoras que possam auxiliá-los durante o progresso e formação educacional. As tecnologias utilizadas durante o projeto permitem uma conexão fundamental para a execução e construção do jogo, sendo: Arduino e MATLAB. Já as ferramentas necessárias compõe a mesa touchscreen, composta por uma estrutura metálica (que atua como suporte da mesa), células de carga nas extremidades do suporte e uma TV 42 polegadas. Todos recursos necessários, além das tecnologias e ferramentas citadas acima, já estão adquiridas com recursos de projeto correlato e estão à disposição para uso neste trabalho. Os principais resultados obtidos até o momento são: estudo e aplicações do sistema SITAR (System for Independent Task-oriented Assessment and Rehabilitation); funcionamento dos componentes da mesa (Arduino, células de carga, MATLAB); ensaios experimentais sobre o controle do potenciômetro diante dos valores de saída; ensaios na protoboard mediante a construção de circuitos eletrônicos com o amplificador de sinal INA125 (o modelo escolhido para este projeto); confecção da estrutura metálica de suporte da mesa (dimensionamento, corte e manufatura); estudo entre a interação das células de carga com o Arduino e como realizar os procedimentos computacionais e eletrônicos entre eles; início do processo de integração entre hardware e software para começar o registro de dados captados pela célula de carga usando o MATLAB.


Palavras-chave


reabilitação, membros superiores, alfabetização, paralisia cerebral

Referências


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