Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, XXVII CIC e XII CIDTI

Tamanho da fonte: 
Significações dadas por torcedores às suas histórias de identificação com um time esportivo e a seus comportamentos enquanto torcem – questões relevantes para a área da Saúde. Subprojeto: Torcedoras do sexo feminino e o consumo de álcool e/ou outras..
Bruno José Barcellos Fontanella, Vinicius Miranda Pereira

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


INTRODUÇÃO: O uso do álcool e de outras substâncias psicoativas por torcedores de times esportivos é tema relativamente pouco investigado no Brasil e internacionalmente1,2,3,4,5. A questão de pesquisa explorada a priori neste subprojeto, contida no conjunto de questões formuladas no projeto de pesquisa original, foi a seguinte: como torcedoras usuárias de álcool e outras substâncias, do sexo feminino (autodeclarado), interpretam seus próprios consumos, enquanto assistem aos jogos? OBJETIVO: O objetivo específico (para o presente subprojeto) foi, a priori, analisar, compreender, e fazer inferências teoricamente fundamentadas sobre a perspectiva de torcedoras do sexo autodeclarado feminino, porém, tendo em vista a impossibilidade prática, que se constatou, de entrevistar participantes do sexo feminino autodeclarado até o momento, optou-se pela análise de torcedores do sexo autodeclarado masculino sobre: a) a relação que percebiam entre o consumo de álcool e o torcer durante jogos assistidos; b) as práticas individuais e grupais de consumo de álcool e c) os fatores que consideraram influenciar esses comportamentos. METODOLOGIA: Foi utilizado um método qualitativo de pesquisa considerado adequado a problemas de pesquisa relacionados à área clínica e de cuidado à saúde: amostragem intencional (procurando interrompê-la pela técnica de saturação teórica), entrevistas individuais semiestruturadas6,7,8, análises de conteúdo, nas modalidades temática e de enunciados9. As entrevistas foram analisadas independentemente por três pesquisadores, tendo sido elaborada progressivamente uma categorização dos temas e enunciados identificados. RESULTADOS: Ao todo, 16 entrevistas estiveram disponíveis para análise. Foram identificados 60 temas e tipos de enunciados. A partir deles, foram formuladas quatro categorias de resultados: (1) Torcer e consumir álcool em grupo; (2) Torcer e consumir álcool: questões individuais; (3) Moduladores do consumo de álcool relacionados ao torcer; (4) Etnografia espontânea quanto ao torcer e beber. Nesse subprojeto, em relação a categoria (1), foram abordados os seguintes temas: Interação social (grupal) e torcer; Brincar de brigar ou brigar efetivamente; Antes, durante e após o jogo, Torcer e beber e os jogos especiais, Torcer e beber em bares (com 5 subtemas), Torcer e beber quando assiste em estádios (com 2 subtemas); Na categoria (2): Cerveja como bebida preferencial, Marcas específicas, Aumenta consumo de alimentos, Consumo motivado pelos lances, Associações 'flou' que se relacionam com o consumo, Torcer é o que motiva consumo, Não percebe efeito do álcool sobre o torcer, Torcer = redutor de danos em relação ao álcool, Equilíbrio procurado entre o efeito do álcool e o torcer, Atenção (com 4 subtemas), Psicomotricidade. Na categoria (3): Contexto, circunstâncias, Beber assistindo X beber em festas; Por último, na categoria (4): Tipologia de outros torcedores quanto a beber e torcer, Consomem sem interrupção, Mais abalados. CONCLUSÕES: Análises adicionais serão feitas sobre as entrevistas já realizadas e sobre o material que ainda será coletado, até se constatar a chamada saturação teórica. Os resultados parciais indicam uma complexa interação entre torcer e beber. A hipótese, neste momento, é que os vários fatores biopsicossociais e culturais levantados colocam alguns torcedores, pelo menos em alguns momentos de suas vidas, enquanto torcem, sob um forte risco de um consumo de álcool nocivo à saúde.

Palavras-chave


uso de álcool, torcedores, pesquisa qualitativa

Referências


1-TOLEDO, LH. Lógicas no futebol. São Paulo: Hucitec/Fapesp; 2002.

2-DAMP, AS. Futebol e identidade social: uma leitura antropológica das rivalidades entre torcedores e clubes. Porto Alegre: Editora Universidade/UFRGS; 2002.

3-ROSENFELD, A. O futebol no Brasil. In: Negro, macumba e futebol. São Paulo: Perspectiva; 1993.

4-GASTALDO, É. O complô da torcida: futebol e performance masculina em bares. Horizontes Antropológicos [Internet]. 2005 Dec [cited 2019 Apr 20];11(24):107–23.

Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832005000200006&lng=pt&tlng=pt

5-HOLLANDA, BBB de. Futebol, arte e política: a catarse e seus efeitos na representação do torcedor. Organ Soc [Internet]. 2009 Mar [cited 2019 Apr 20];16(48):123–40. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302009000100006&lng=pt&tlng=pt

6-DENZIN, N; LINCOLN, Y; editors. Handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage; 1994.

7-FONTANELLA, BJB; CAMPOS, CJG; TURATO, ER. Data collection in clinical-qualitative research: use of non-directed interviews with open-ended questions by health professionals. Rev Lat Am Enfermagem [Internet]. 2006 Oct [cited 2019 Mar 25];14(5):812–20. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692006000500025&lng=en&tlng=en

8-FONTANELLA, BJB; RICAS, J; TURATO, ER. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. Cad Saude Publica [Internet]. 2008 Jan [cited 2019 Mar 25];24(1):17–27. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2008000100003&lng=pt&tlng=pt

9-BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2010.