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DESAFIOS E NECESSIDADES DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
Ana Carolina Porto, Luiz Antonio Tonin

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


Em um cenário de pandemia mundial causada pela COVID-19, em que o isolamento social se torna uma das medidas necessárias para a contenção do vírus, novas formas de ensino precisam ser implementadas para que os estudantes possam continuar seus cursos de graduação, como um regime emergencial não presencial. Sabendo que as instituições de nível superior vinculadas ao Ministério da Educação destinam um percentual de suas vagas para pessoas com deficiência desde o ano de 2018, faz-se necessário perguntar se esse público está recebendo um ensino acessível nessas instituições. O presente estudo tem por objetivo analisar os desafios e necessidades das pessoas com deficiência que são estudantes em uma universidade federal do estado de São Paulo em suas rotinas universitárias durante a pandemia de COVID-19, no ensino emergencial à distância. A pesquisa foi de campo em nível exploratório, na qual ocorreu coleta de dados institucionais para mapear o público alvo da pesquisa e analisar as demandas e necessidades desses estudantes com deficiência diante do novo regime de ensino. Os resultados demonstram as demandas dos estudantes para que o semestre emergencial pudesse acontecer, desde aspectos de infraestrutura, rede de internet, materiais didáticos, entre outros.

Palavras-chave


Acessibilidade, Pessoas com deficiência, Ensino Superior, Pandemia COVID-19.