Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, XXVII CIC e XII CIDTI

Tamanho da fonte: 
Funcionalização C-H de N-heterociclos via fotoquímica
Ingrid Telles de Miranda, Arlene Gonçalves Corrêa

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


Introdução

A Química Verde se caracteriza como uma alternativa para a otimização da segurança, desempenho e eficiência dos produtos e processos à redução dos perigos à saúde humana e ao meio ambiente.

Os N-heterociclos são importantes blocos construtores na síntese de compostos potencialmente bioativos. Portanto, tem surgido um grande interesse na funcionalização direta da ligação C-H, com o objetivo de diminuir o número de etapas e obter uma melhor economia atômica, de acordo com os princípios da Química Sustentável. Mais especificamente, a ativação Csp 3 -H de grupo alquila diretamente ligado ao anel aromático tem sido menos explorada.

Como plano de trabalho temos que no nosso grupo de pesquisa foi desenvolvida uma reação de ativação C-H foto-induzida, sem o uso de oxidantes ou metais de transição, de N-heteroaromáticos adicionando grupos acil e cetil de forma branda. No estudo do escopo desta reação foram empregadas 2-metilquinolinas onde foi possível obter uma série de derivados alquilados com rendimentos de bons a moderados.

Com os materiais de partida em mãos, citados anteriormente, serão realizados os estudos de ativação C-H, testando a aplicabilidade da reação de alquilação ou de acilação foto-induzida desenvolvida em nosso grupo, com estes novos núcleos heteroaromáticos, além da 1-metil-isoquinolina, 2-metil-indol e 2-metilpiridina comerciais. Assim como também será explorada as 2-metilquinolinas mais funcionalizadas.

Objetivos

Pretende-se como objetivo do trabalho otimizar esta reação e realizar experimentos para contribuir com a proposta mecanística. Além disso, visando o estudo do escopo e limitações deste novo método, essa reação será também explorada com outros N-heterociclos tais como 2-metilquinoxalinas e metilquinazolinas.

Metodologia

Para a síntese de 2-metilquinoxalinas será utilizada a metodologia proposta por Delpivo et al, sendo que água ou etanol são usados como solventes e 1,2-diamina e metil-glioxal como reagentes.

Para síntese de metilquinazolinas utilizou-se a metodologia proposta por Bhatel al, a qual porpõe a não utilização de agentes oxidantes e solventes. Assim como, será utilizada a metodologia descrita por Sen e Hati, a qual parte da condensação da 2-aminobenzilamina com aldeídos em quantidades equimolares seguida de oxidação sob atmosfera de nitrogênio.

Para a síntese da 2-metil-[1,8]naftiridina será utilizada a metodologia de Brammer, S., a qual consiste na preparação a partir da 2-aminopiridina em quatro etapas.

Resultados

A partir da síntese de metilquinazolinas pela metodologia empregada obteve-se rendimentos de: 60% para 4-metilquinazolinas e 43% para 2-metilquinazolinas. Sendo que as condições reacionais foram iguais: micro-ondas, 300W, 90min e 130ºC.

Até o momento, não se obteve mais resultados pelo diminuto período de tempo de trabalho no laboratório.

Conclusão

A metodologia empregada para a síntese de metilquinazolinas mostra-se eficiente para a produção de materiais de partida com rendimentos de bom a moderado.

Atividades futuras

Será realizada a síntese dos outros materias de partida necessários, assim como os estudos de ativação C-H com teste de aplicabilidade de alquilação ou acilação foto-induzida. Também serão explorados outros compostos na reação, como N-heterociclos comerciais.



Referências


Corrêa, A.G.; Zuin, V. G. “Química Verde: Fundamentos e Aplicações”, 1ª. ed. EdUFSCar, São Carlos,170 p., 2009.

Yang, Y.; Xie, C.; Xie, Y.; Zhang, Y. Org. Lett., 2012, 14, 957.

Graves, V. B.; Shaikh, A., Tetrahedron Lett. 2013, 54, 695.

Pi, D.; Jiang, K.; Zhou, H.; Sui, Y.; Uozumi, Y.; Zou, K., RSC Adv. 2014, 4, 57875.

Guillemard, L.; Colobert, F.; Wencel-Delord, Adv. Synth. Catal., 2018, 360, 4184.

Sharma, U.; Gemoets, H.; Schröder, F.; Noe, T.; Van der Eyken, E., ACS Catal. 2017, 7, 3818.

Dantas, J. A. Dissertação de Mestrado, PPGQ-UFSCar, 2018.

Delpivo, C.; Micheletti, G.; Boga, C. A., Synthesis, 2013, 45, 1546.

Sen, S.; Hati, S., Synthesis, 2016, 48, 1389.

Bhat, S. I.; Das, U. K., Trivedi, D. R.; J. Heterocyclic Chem., 2015, 52, 1253.

a) Leonard, K.; Pan, W.; Anaclerio, B.; Gushue, J. M.; Guo, Z.; DesJarlais, R. L.; Chaikin, M.A.;Lattanze, J.; Crysler, C.; Manthey, C. L.; Tomczuk, B. E.; Marugan, J. J. Bioorg. Med. Chem.Lett.2005, 15, 2679. b) Anderson, E.C.; Sneddon, H. F.; Hayes, C. J. Green Chem., 2019, 21, 3050. c)Rivera, N. R.; Hsiao, Y.; Cowen, J.A.; McWilliams, C.; Armstrong, J.; Yasuda, N.; Hughes D. L.Synth. Commun. 2001, 31, 1573.

Brammer, S.; Lüning, U.; Kühl, C.; Eur. J. Org. Chem. 2002, 4054.