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FATORES QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO SOCIOAMBIENTAL DOS INVESTIDORES BRASILEIROS
João Victor Pereira Duarte, Ivete Delai, Roberto Tavares

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


Introdução: As questões relacionadas à sustentabilidade são cada vez mais significativas no mundo atual. Nesse cenário, o sistema financeiro tem o papel de direcionar recursos para os objetivos do desenvolvimento sustentável. Concomitante, ocorre o aumento da consciência dos consumidores sobre questões ambientais e sociais, refletindo-se no comportamento dos investidores, que passaram a considerá-las em decisões de investimento. Nesse contexto, um tema bastante relevante pouco explorado pela literatura são os fatores que levam investidores a considerar questões de sustentabilidade nas decisões de investimento.

Objetivo: Diante disso, o presente estudo visa identificar os fatores que influenciam o investidor sustentável na sua opção por investimento de responsabilidade socioambiental.  Dessa forma, configura-se a seguinte questão de pesquisa: Quais são os fatores que influenciam o comportamento socioambiental dos investidores?

Metodologia: Para responder a essa questão, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, buscando-se identificar fatores previamente abordados como influenciadores do comportamento socioambiental. Foram feitas buscas nas bases internacionais Web of Science, Scopus e EBSCO (Academic Search Premier), com as palavras-chaves: (sustain* OR social* OR respons* OR green OR environ* OR climate change OR impact* OR ESG OR SDG* OR ethic* OR blended-value) AND investor AND (behav* OR intention OR attitude OR drivers). Essa busca foi feita nos campos de título e resumo de artigos. Foram obtidos 262 resultados (156 artigos após exclusão de duplicatas), dos quais restaram, após realização de filtros, 20 artigos a serem analisados. Os artigos foram comparados a modelo de Iyer & Kashyap (2009), que apresenta fatores chave para as decisões de investimento no contexto de responsabilidade socioambiental, e o modelo de Blackwell et al. (2005), mais especificamente os fatores de influência descritos pelo mesmo.

Resultados: A pesquisa revelou que poucos estudos buscam entender como os fatores ou características do investidor influenciam seu comportamento em relação aos investimentos sustentáveis. Além disso, observou-se um foco em países desenvolvidos, concentrando-se pouco nas regiões em desenvolvimento e, particularmente, ignorando o Brasil. Quanto ao conteúdo dos artigos, identificou-se uma ampla variedade de fatores de influência, destacando-se as características sociodemográficas dos investidores, bem como sua atitude ambiental e pró-social e sua percepção sobre investimentos sustentáveis. Os resultados mostraram aderência aos modelos de referência, sendo mais englobados por Blackwell et al. (2005), especificamente nas dimensões de diferenças individuais e influências do ambiente, enquanto fatores relacionados à dimensão de processos psicológicos pouco apareceram na literatura. Com isso, foi proposto um modelo para explicar o comportamento do consumidor socioambiental, que pode servir de referência para estudos futuros.

Conclusões: As limitações da pesquisa se dão, principalmente, pelas bases utilizadas e a língua escolhida, pois trabalhos contidos em outras bases e escritos em outras línguas podem ter sido ignorados. Em contrapartida, o estudo contribui para a literatura ao trazer uma visão geral dos fatores que influenciam o comportamento dos investidores estudados previamente, além de identificar quais fatores ainda foram pouco explorados, podendo servir de referência para outros trabalhos. Por fim, como oportunidades de estudos futuros que podem emergir a partir do presente trabalho, especialmente aplicações práticas do modelo proposto, para sua validação.


Palavras-chave


comportamento do consumidor; investidor sustentável

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