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PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL PARA JOVENS PRÉ-VESTIBULANDOS UTILIZANDO CICLO DE INTERVENÇÕES PSICOEDUCACIONAIS
Tais Bleicher, Stephane de Paiva Freitas, Diego Mendonça Viana

Última alteração: 2021-02-25

Resumo


O presente estudo teve como objetivo avaliar as influências de intervenções psicopeducacionais na prevalência de transtornos mentais comuns (TMC) em jovens pré-vestibulandas de um curso pré-vestibular sem fins lucrativos da cidade de São Carlos, São Paulo. Participaram do estudo 2 estudantes de 18 anos.

Foi utilizada metodologia qualitativa e triangulação de métodos e dados para compreensão do fenômeno estudado. No primeiro encontro da intervenção houve aplicação do SRQ-20 (Self Report Questionnaire 20 - SRQ-20) para avaliar a presença de transtornos mentais comuns, resposta ao questionário sócio demográfico de criação própria e oferta da oficina psicoeducacional elaborada pela equipe do Programa de Capacitação Discente ao Estudo (ProEstudo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) referente a planejamento das sessões de estudo e uso de agenda. Na semana seguinte foi realizado um grupo focal sobre depressão e ansiedade e após aproximadamente 45 dias foi realizada uma entrevista clínica semiestruturada e reaplicação do SRQ-20.

As análises dos dados obtidos pelas intervenções apontam para a indissociabilidade das dimensões sociais, culturais, financeiras dentre outras às questões de sofrimento psíquico no período pré-vestibular em jovens adultos. Em suma, esse sofrimento está relacionado às expectativas sociais e pessoais próprias, déficits educacionais, desenvolvimentais e ausência de uma educação superior universal, portanto, ligado a esfera psicossocial.

De modo geral não se pode afirmar que o aumento ou diminuição dos scores do SRQ-20 das participantes sofreu influência direta da intervenção, mas ambas citaram a intervenção com um dos mecanismos promotores de ensino e saúde mental quando somado a aulas específicas do pré-vestibular, religião, psicoterapia, podcasts etc. Por isso, destaca-se a importância de ampliar o número de participantes em estudos similares e posteriores.


Palavras-chave


saúde mental, saúde coletiva, sofrimento psíquico, jovens pré-vestibulandos.