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AS ESCOLAS MODERNAS DE SOROCABA: EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO ANARQUISTA NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Marcos Francisco Martins, Naara Gonçalves de Alencar

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


Este trabalho trata de uma pesquisa sobre experiências educacionais anarquistas e pretendeu recuperar a memória de três Escolas Modernas situadas na cidade de Sorocaba, localizada no interior do estado de São Paulo/Brasil no início do século XX: a Escola da Liga Operária de Sorocaba, a Escola Moderna de St. Rosália e a escola situada na Chácara de Vicente de Cária. O objetivo da investigação foi o de compreender a relevância ou não delas no contexto histórico, político e educacional da cidade. Com a finalidade de atingir este objetivo e devido à necessidade demonstrada pela pesquisa exploratória, a princípio, estava prevista a pesquisa documental, por meio da qual se pretendia ter acesso a alguns documentos históricos relevantes ao assunto nos locais que se dedicam à preservação dos mesmos. Contudo, em virtude da pandemia da COVID-19 causada pelo novo coronavírus, a visitação da pesquisadora aos locais previstos se tornou inviável e esta foi a única etapa do projeto que sofreu alteração, já que constava da proposta inicial da pesquisa, mas não foi realizada. Isto posto, como alternativa de superação a esse contratempo e como previsto também no projeto, foi realizada a pesquisa bibliográfica, que acessou autores clássicos na discussão entre anarquismo e educação (MALATESTA, 2018; KROPOTKIN, 2013; FERRER Y GUARDIA, 2014; BAKUNIN, 1975, 2001, 2015 e 2016; GALLO, 1992 e 2007; MORIYÓN, 1989), a produção de consolidados historiadores da cidade de Sorocaba (CAVALHEIRO, 2009; CARVALHO, 2007) e alguns trabalhos acadêmicos, que versão sobre o mesmo tema (ROMANI, 1998, SOUZA, 2016; SILVA, 2013). Como resultado, a partir das análises das bibliografias selecionadas que versaram sobre o anarquismo, o Estado, a liberdade e a educação, foi possível compreender conceitos fundamentais ao tema de pesquisa e introduzir a conexão existente entre esses conceitos e as experiências educacionais anarquistas realizadas nas escolas sorocabanas, conhecidas apenas a partir dos registros bibliográficos aos quais foi possível ter acesso.

Palavras-chave


Escola Moderna; Sorocaba; Pedagogia libertária; Educação anarquista; Francisco Ferrer.

Referências


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