Última alteração: 2021-02-25
Resumo
A Realidade Virtual (RV) oferece novas possibilidades de interação de dados em sistemas de visualização, auxiliando os usuários na análise dos dados por meio de intuição e percepção aprimoradas. Em sistemas de recuperação de imagens baseados em conteúdo, a visualização dos resultados das consultas permite agregar a percepção visual humana na análise, melhorando o processo de descoberta do conhecimento. A visualização permite aos usuários compreender melhor a distribuição dos dados relacionados às consultas e incorporar seu conhecimento prévio no processo de recuperação e análise de dados.
O principal objetivo deste trabalho é propor e implementar a visualização interativa de consultas por similaridade de dados complexos em um ambiente de RV imersiva de baixo custo, usando Google Cardboard e Unity. Também, foi proposto o desenvolvimento de um ambiente de visualização de dados que apresenta as vantagens da tecnologia de RV, o baixo custo do hardware e o desenvolvimento de novas opções de renderização e técnicas de interação na representação de consultas por similaridade. Importante salientar que, o foco principal deste trabalho é a recuperação de imagens baseada em conteúdo e apresentação de resultados no protótipo do sistema CBIRVis [1].
A metodologia deste trabalho foi definida em 4 principais etapas. A primeira etapa envolve a revisão sistemática, estudando e pesquisando artigos científicos e livros a fim de compreender e identificar o estado da arte, juntamente com os conceitos básicos da temática deste trabalho. A segunda etapa é o estudo do protótipo CBIRVis com o intuito de entender o funcionamento do protótipo desenvolvido, e elicitar requisitos para o ambiente de visualização. A terceira etapa é o desenvolvimento do ambiente de RV para a visualização de consultas por similaridades. Por fim, a quarta etapa é a realização de experimentos de visualização no ambiente desenvolvido.
A princípio, foi proposto o espaço interativo para visualização de consultas (juntamente com o sistema de movimentação da câmera), representado por um cubo semitransparente no espaço de consulta. Com este método de renderização, a câmera pode apresentar uma visão melhor da distribuição dos elementos. No modo de visualização de classes, é apresentada uma opção de visualização que mostra os objetos da mesma classe na mesma cor. Além disso, o modo de imagem foi proposto para permitir a manipulação e visualização de imagens em ambiente de RV. Por fim, o "Graphical User Interface" (GUI) do histórico de atividades foi implementado para possibilitar a catalogação das consultas acessadas e o salvamento do status e configurações das visualizações realizadas.
Neste trabalho foi proposto e implementado opções de renderização e técnicas para interação em RV. A tecnologia de RV utilizada neste trabalho, através do aprimoramento na análise de dados e na percepção de padrões de dados, auxilia positivamente na visualização e análise de consultas por similaridade. Diante dos resultados de implementação analisados e do experimento de visualização efetuado, pode-se observar que os objetivos deste trabalho de pesquisa foram alcançados [2].
Palavras-chave
Referências
[2] MALAQUIAS JUNIOR, R. D.; PAIVA, C. E.; BUENO, R. Visualization of similarity queries in an immersive virtual reality environment. In: 2020 24rd International Conference Information Visualisation (IV), Vienna, Austria, 2020. p. 86–91.