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PLANEJAMENTO E ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS JUNTO AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Nicoli Christine Rocha Santos, Juliane Ap. de Paula Perez Campos

Última alteração: 2021-02-25

Resumo


Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (INEP) do Censo Escolar da Educação Básica sinalizam um aumento gradual no número de matrículas de alunos da educação especial na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Fundamental. Neste contexto, observa-se a presença de jovens e adultos com singularidades e histórias de exclusão escolar, como é o caso das pessoas com Deficiência Intelectual (DI). Tendo em vista o processo de planejamento e desenvolvimento de práticas pedagógicas,  como os professores da EJA têm atuado junto aos alunos com DI? Em que medida os professores refletem sobre o currículo escolar e organizam o processo de ensino a ser desenvolvido? A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a atuação docente no ensino de alunos com deficiência intelectual no contexto da EJA, nível Ensino Fundamental, tendo em vista o relato dos professores participantes. E, como objetivos específicos: (a) verificar como o professor da EJA planeja o ensino para os alunos com DI; (b) caracterizar as práticas pedagógicas dos professores da EJA junto aos alunos com DI. Foram participantes do estudo quatro professores atuantes na EJA, sendo o critério de participação estar ou já ter atuado em sala de aula com alunos com Deficiência Intelectual. Foram realizadas entrevistas individuais com os participantes, tendo como referência um roteiro semiestruturado com questões sobre caracterização da formação e experiência docente na EJA e com alunos com DI, relato do professor sobre elaboração do planejamento, organização do ensino, apoio (ou não) dos serviços da educação especial, demandas da atuação docente junto aos alunos com DI, dentre outros aspectos. Após leituras e sistematização dos dados, as respostas foram analisadas tendo como referência a análise do conteúdo por meio da categorização dos dados. Em linhas gerais os resultados evidenciaram que o planejamento e a atuação docente junto aos alunos com Deficiência Intelectual está diretamente relacionado com as condições ofertadas e perspectiva teórica da escola, parceria com professores da educação especial, envolvimento dos docentes e gestão escolar, busca de conhecimento do professor sobre a deficiência intelectual, formas de acesso ao currículo por parte do aluno, dentre outros aspectos. Verificou-se ainda a questão da especificidade da formação e da atuação, o que implica na valorização da atuação do professor de educação especial junto ao professor da EJA. Espera-se que esta pesquisa contribua para as discussões visando, dentre outros aspectos, conhecer a situação atual sobre atuação docente no ensino de jovens e adultos com deficiência intelectual no contexto da Educação de Jovens e Adultos.



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