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O PROEJA-FIC: conquistas e desafios da integração da Educação Profissional ao Ensino Fundamental, na modalidade EJA (2007-2018)
Isabella Rodrigues da Silva, Jarina Rodrigues Fernandes

Última alteração: 2021-02-25

Resumo


O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Formação Inicial e Continuada (PROEJA-FIC) é uma das vertentes do PROEJA, sendo responsável pela oferta integrada da formação profissional inicial e educação básica, para os estudantes da EJA que cursam o ensino fundamental. O objetivo geral do presente trabalho é conhecer as conquistas e os desafios vivenciados em diferentes contextos do PROEJA-FIC, ao longo de mais de uma década, focalizados em teses e dissertações voltadas à análise de questões relativas ao Programa, de modo que possam ser amplamente divulgados e discutidos, e assim promover uma formação cada vez mais emancipatória e inclusiva para os educandos da EJA. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de dissertações e teses sobre o PROEJA-FIC (2007-2018), disponíveis na Base Digital de Teses e Dissertações. Foram mapeados 24 trabalhos, defendidos nas diferentes regiões brasileiras, não sendo identificado trabalho produzido nos Programas de Pós-Graduação da Região Norte. Foi realizada análise de conteúdo, por meio das etapas de leitura reflexiva e interpretativa dos trabalhos, os quais foram categorizados em torno de sete eixos: i) mudança curricular/currículo integrado interdisciplinar (3); ii) metodologia de ensino e aprendizagem (2); iii) formação e prática pedagógica (4); iv) PROEJA-FIC e políticas públicas (3); v) implementação (4); vi) os sujeitos diante do PROEJA (7); e por fim, vii) os sujeitos do PROEJA (1). Em termos de conquistas, destacam-se: a integração da educação básica e educação profissional para o público-alvo; promoção da cidadania e de uma consciência mais crítica e reflexiva; melhora das relações interpessoais e independência/emancipação dos educandos; quebra de estigmas em relação à velhice; aumento das expectativas dos educandos em relação à melhora de vida, maior nível de empregabilidade e continuidade da escolarização e incremento à formação humana, promovendo um novo olhar para si mesmo e para a própria realidade. Em termos de desafios, destacam-se: a consolidação do PROEJA-FIC como política pública; criação de um currículo integrado e interdisciplinar; ampliação da formação continuada dos professores; criação de materiais didáticos e métodos de ensino de acordo com as especificidades dos educandos da EJA; promoção de diálogo dos saberes; formação integral dos educandos; melhora da estrutura para implementar o Programa, como por exemplo, o aumento da oferta de vagas nos cursos do PROEJA-FIC e diminuição da resistência por parte dos educadores em participar do Programa. Foi possível identificar que o PROEJA-FIC se constitui uma importante ação governamental para a EJA, mas para que se efetive de fato, é necessário que esta política seja assumida em sua integralidade e que as instituições relacionadas sejam capazes de formar uma rede mais eficiente de diálogo, apoio e intercâmbio. Por meio de processos colaborativos contínuos de avaliação e reconfiguração do Programa, o PROEJA-FIC apresenta elementos para ser uma alternativa educacional com grande potencial formativo para os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).


Palavras-chave


Educação de jovens e adultos; Educação Profissional; PROEJA-FIC

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