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Mapeamento temático de pesquisas que focalizam o PROEJA: o que revelam as teses e dissertações (2007-2018)
Gabrielle de Fátima Cavichioli Adão, Jarina Rodrigues Fernandes

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


Os programas nacionais relacionados à educação profissional são de extrema relevância para a construção de uma sociedade igualitária, promovendo assim a emancipação da população menos favorecida e com maior vulnerabilidade. Dessa forma, a presente pesquisa tem como temática o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA), bem como o conhecimento produzido pelas dissertações e teses. Tem como objetivo analisar produções acadêmicas, a fim de contribuir para a formação de profissionais e para a construção de currículos emancipatórios na modalidade EJA. Com a leitura dos resumos dos trabalhos, a intenção foi de elencar os principais assuntos tratados nessas pesquisas selecionadas, de forma que, a apresentação e análise sintética dos eixos temáticos colaborassem positivamente para os estudos de atuais e futuros profissionais da área. Para tal, utilizou-se a Base Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e a palavra-chave “PROEJA” como instrumento de busca das pesquisas, a fim de produzir o mapeamento de teses e dissertações defendidas nas Instituições de Ensino Superior (públicas e privadas) das cinco regiões brasileiras, com recorte temporal de 2007 a 2018, seguido da elaboração de uma categorização das temáticas abordadas. A construção do referencial teórico não se limitou unicamente ao estudo de autores que pesquisam sobre o PROEJA. Para entender o contexto histórico, foi necessário recorrer a estudos sobre a trajetória da Educação Profissional no Brasil. Ainda assim, o esforço pela busca da compreensão acerca desta política pública não estava finalizado. Foi preciso consultar documentos e leis constitucionais para maior entendimento do objeto de pesquisa. Dessa forma, a pesquisa possui caráter bibliográfico e caracteriza-se como exploratório-descritiva. Em vias de conclusão, ainda que muito limitado em sua curta história, o PROEJA trouxe diferenciais e propiciou a produção de conhecimentos que precisam ser amplamente conhecidos e divulgados. O resultado das análises mostrou que, em grande parte, essas dificuldades encontradas no desenvolvimento do programa tornaram-se objetos de pesquisa dos acadêmicos. Concluiu-se que as propostas de atividades, conteúdos curriculares e práticas pedagógicas, bem como os estudos sobre aprendizagem, educadores e educandos, e o programa de modo geral, são extremamente significativos e potentes ao objetivo proposto dessa pesquisa, que é focado na contribuição para o currículo emancipatório e a formação dos profissionais da educação. Vale ressaltar que o programa não acabou. Pelo contrário, atualmente, muitos profissionais compreendem a importância e seriedade do programa, e por meio da movimentação de seus esforços, agem para que este seja realmente um instrumento em prol de uma sociedade mais igualitária.


Palavras-chave


Educação de jovens e adultos; Educação Profissional; PROEJA-FIC

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