Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, XXVII CIC e XII CIDTI

Tamanho da fonte: 
LEITORES INFAMES: CATADORES DE LIXO E MORADORES DE RUA E SUAS REPRESENTAÇÕES NA MÍDIA COMO COMUNIDADE LEITORA
Julia dos Santos Santana, Luzmara Curcino, Simone Garavello Varella

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


Neste trabalho, apresentamos os resultados finais da pesquisa de Iniciação Científica intitulada “Leitores infames: Catadores de lixo e moradores de rua e suas representações na mídia como comunidade leitora”, cujo objetivo principal é o de analisar e demonstrar como são construídas, na mídia, as representações discursivas das práticas de leitura atribuídas a leitores inesperados, a sujeitos que vivendo à margem da sociedade não são considerados como potenciais leitores, os quais, uma vez identificados com livros, tornam-se notícia. São eles pessoas que vivem de catar e reciclar lixo e moradores em situação de rua. O conjunto de textos que compõem nosso corpus de análise é resultado de uma procura, via digital, por meio de buscadores da internet gerais, como o Google e Duck Duck Go, ou de buscadores das próprias instituições midiáticas, jornais e revistas, assim como em blogs pessoais e/ou institucionais de notícias. Essas representações se encontram textualizadas em gêneros discursivos diversos, tais como notícias, reportagens, entrevistas. Nossas análises desse material se apoiam em princípios da Análise do Discurso de linha francesa, da História Cultural da Leitura e também em alguns postulados da História das Sensibilidades, também nomeada como História das Emoções. Fizemos uma seleção e categorização inicial dos textos coletados, o  que resultou em quatro conjuntos/categorias na análise: leitura como prática redentora, leitura como prática de evasão, leitura como comércio e meio de sobrevivência e leitura como prática proselitista. Foi possível observar como os discursos sobre a leitura, de maneira geral, atuam de forma generalizante, desconsiderando os contextos onde a leitura acontece, bem como a condição social leitora dos sujeitos.


Palavras-chave


Leitura; Leitores infames; Análise do Discurso;

Referências


Referências Bibliográficas:

ABREU, Márcia. Diferença e Desigualdade: Preconceitos em Leitura. In: MARINHO, Marildes (org.). Ler e Navegar: espaços e percursos da leitura. Campinas: Mercado de Letras; ALB, 2001. p. 139-157.

 

ABREU, Márcia. Apatia, ignorância e desinteresse. Uma história da leitura no Brasil?. In: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, v. 2, n. 1, p. 83-98, jan./jun. 2006.

 

ANDRETTA, P.; CURCINO, L. Machado de Assis e seus leitores da era da internet: o que se diz sobre os clássicos no Skoob. Leitura. Teoria & Prática, v. 30, n. 58, p.205-214, 2012.

 

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p.278-327.

 

BARZOTTO, Valdir Heitor; BRITTO, Luiz Percival Leme. Promoção da leitura x mitificação da leitura. In: Boletim ALB, n. 3, Rio de Janeiro, Agosto, 1998.

 

BAYARD, Pierre. Como falar dos livros que não lemos?. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

 

BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (Orgs.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1999. p.71-79.

 

BOURDIEU, Pierre. A economia dos bens simbólicos. In: Razões Práticas: sobre a teoria da ação. 2. ed. Campinas: Papirus, 2008. p.157-198.

 

BOURDIEU, Pierre. Leitura, leitores, letrados, literatura. In: Coisas Ditas. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990. p. 134-146.

 

BRITTO, Luiz Percival Leme.  Leitura e participação. In: Contra o consenso: Cultura escrita, educação e participação. Campinas: Mercado das Letras, 2003. p. 99-114.

 

BRITTO, Luiz Percival Leme. Máximas Impertinentes. In: PRADO, Jason; CONDINI, Paulo (org.). A formação do leitor: pontos de vista. Rio de Janeiro: Argus, 1999. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/54404535/18/%E2%80%94-LUIZ-PERCIVAL-LEME-BRITTO. Acesso em: 20 set. 2019.

 

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Trad. Mary Del Priori. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1998.

 

CHARTIER, Roger. Discursos eruditos e práticas populares. In: A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. p. 45-52.

 

COURTINE, J.-J. Uma genealogia da Análise do Discurso. In: PIOVEZANI, C.; MILANEZ, N. (Org.). Metamorfoses do Discurso Político: derivas da fala pública. São Carlos, SP: Claraluz, 2006a. p. 37-57.

 

COURTINE, Jean-Jacques. A era da ansiedade: discurso, história e emoções. In: CURCINO, L.; SARGENTINI, V.; PIOVEZANI, C. (Org.). (In)Subordinações contemporâneas: consensos e resistências nos discursos. São Carlos: EdUFSCAR, 2016c. p. 15-29.

COURTINE, Jean-Jacques. O medo na era da ansiedade. In: CORBIN, Alain.; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges (Org.). História das emoções: do final do século XIX até hoje. Rio de Janeiro: Vozes, 2020.

 

CURCINO, Luzmara. A política em close: análise discursiva de algumas representações do leitor de VEJA. Revista Estudos Linguísticos, São Paulo, vol. 37, n. 1, p. 55-64, 2008. Disponível em: <http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2007/sistema06/81.PDF>.

 

CURCINO, Luzmara. Princípios de não-homologia entre o verbo e a imagem: breve análise de uma estratégia de escrita da mídia. In: Revista Estudos Linguísticos, São Paulo, vol. 40, n. 3, p. 1398-1407, set-dez 2011a. Disponível em: <http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/40/el.2011_v3_t18.red6.pdf>. Acesso em: 14 de out. 2019.

 

CURCINO, Luzmara. Os sentidos do olhar: o leitor e a escrita da mídia nas sociedades democráticas. In: SARGENTINI, V.; PIOVEZANI, C.; CURCINO, L. (orgs.). Discurso: Semiologia e História. São Carlos: Editora Claraluz, 2011b. p. 183-196.

 

CURCINO, Luzmara. Velhos novos leitores e suas maneiras de ler em tempos de textos eletrônicos. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 41, p. 1013-1027, 2012.

 

CURCINO, Luzmara; PIOVEZANI, Carlos. Fazer, pensar, dizer e olhar: dispositivos de fala pública e de leitura da mídia. In: FERNANDES J. A.; SOUSA, K. M. (orgs.). Dispositivos de poder em Foucault: práticas e discursos da atualidade. Goiânia: Gráfica UFG, 2014.

 

CURCINO, L. Discursos hegemônicos sobre a leitura e suas formas de hierarquização dos leitores. In: CURCINO, L.; SARGENTINI, V.; PIOVEZANI, C. (Orgs.). (In)subordinações contemporâneas: consensos e resistências nos discursos. São Carlos: Edufscar, 2016.

CURCINO, Luzmara. Divisões e representações sociais de leitores no Brasil: uma análise de discursos da mídia sobre as práticas de leitura de políticos brasileiros. [Relatório científico de Pós-doutorado 2016-2018]. Campinas: UNICAMP/ Versalhes: Université Versailles Saint Quentin en Yvelines, 2018. [mimeo]

 

CURCINO, L. Das emoções nos discursos sobre a leitura: uma análise dos modos de expressão da ‘nostalgia’, do ‘orgulho’ e da ‘vergonha’ na voz de leitores. [Projeto de Pesquisa 2019-2022], 2019a. [mimeo]. Disponível em: < https://www.researchgate.net/project/Leitores-orgulhosos-leitores-envergonhados-as-emocoes-em-discursos-sobre-a-leitura >.

CURCINO, Luzmara.; VARELLA, Simone Garavello; OLIVEIRA, Jéssica. Discursos sobre leitores e leitura: suas representações simbólicas como tema de pesquisas. Revista Linguasagem, v. 32, n. 1, p. 1-5, 2019b.

 

CURCINO, L. Discursos sobre a leitura: do elogio ao insulto na construção do perfil leitor de políticos. In: HOSSNE, A. S.; NAKAGOME, P. T. (orgs.). Leitores e leituras na contemporaneidade. Araraquara: Letraria, 2019c.

CURCINO, L. Da infâmia à resistência: quando se é notícia porque se lê. In: SÁ, I.; BRAGA, A. (orgs.). Microfísica da resistência: Michel Foucault e as lutas antiautoritárias da contemporaneidade. Campinas: Pontes, 2020.

 

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de Dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

 

FOUCAULT, Michel. A vida dos homens infames. In: Ditos e escritos IV. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. p.203-222.

 

FREVERT, Ute. Le genre et l’histoire: l’exemple de la honte. In : CORBIN, Alain. COURTINE, Jean-Jacques, VIGARELLO, Georges (orgs.). Histoire des Émotions: de la fin du XIXe siècle à nous jours. Paris: Seuil, 2017. p. 98-116.

 

GREGOLIN, Maria do Rosário Valencise. Foucault e Pêcheux na Análise do Discurso: diálogos e duelos. São Carlos: Claraluz, 2004.

 

GREGOLIN, Maria do Rosário Valencise. O acontecimento discursivo na mídia: metáfora de uma breve história do tempo. In: GREGOLIN, M. Discurso e mídia: a cultura do espetáculo. São Carlos/São Paulo: Claraluz, 2003. p. 95-110.

 

GREGOLIN, Maria do Rosário. AD: descrever-interpretar acontecimentos cuja materialidade funde linguagem e história. In: NAVARRO, P. (org.). Estudos do texto e do discurso: mapeando conceitos e métodos. São Carlos: Claraluz, 2006. p. 19-34.

 

HAROCHE, Claudine. Le sentiment d’humiliation : dégrader, rabaisser, détruire. In : CORBIN, Alain. COURTINE, Jean-Jacques, VIGARELLO, Georges (orgs.). Histoire des Émotions: de la fin du XIXe siècle à nous jours. Paris: Seuil, 2017. p. 343-363.

 

HÉBRARD, Jean. Pode-se fazer uma história das práticas de leitura na Época Moderna? Os novos leitores revisitados. In: Anais do Seminário Brasileiro sobre o Livro e História Editorial. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa; Universidade Federal Fluminense, 2009. Disponível em: http://www.livroehistoriaeditorial.pro.br/pdf/Herbrad4.pdf Acesso em: 10 abr. 2009.

 

LYON-CAEN, Judith. Le “je” et le baromètre de l’âme. In: CORBIN, Alain. COURTINE, Jean-Jacques, VIGARELLO, Georges (orgs.). Histoire des Émotions: des Lumières à la fin du XIXe siècle. Paris: Seuil, 2016. p. 169-188.

 

LYONS, Martyn. Os novos leitores no século XIX: mulheres, crianças, operários. In: CAVALLO, Guglielmo; CHARTIER, Roger. (orgs.) [1997]. História da Leitura no Mundo Ocidental 2. Trad. São Paulo: Editora Ática, (p. 165-202), 1999.

 

MANFRIM, A.; CURCINO, L. Uma análise de discursos sobre a leitura presentes no canal “O mundo segundo Ana Roxo”. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 49, n. 2, p. 901-919, 2020.

 

ORLANDI, Eni. P. Discurso e Texto: Formulação e Circulação dos Sentidos. Campinas: Pontes, 2001.

 

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 1997.

 

POSSENTI, Sírio. Sobre a leitura: o que diz a Análise do Discurso? In: MARINHO, Marildes (org.). Ler e navegar: Espaços e percursos da leitura. Campinas: Mercado de Letras; Associação de Leitura do Brasil, 2001.

 

POSSENTI, Sírio. A leitura errada existe. In: BARZOTTO, Valdir Heitor (org.). Estado de Leitura. Campinas: Mercado de Letras; Associação de Leitura do Brasil, 1999. p. 169-178.

 

ROSIN, P.; CURCINO, L. Peculiaridades do exercício da função autor: uma análise discursiva de “mensagens compartilhadas” no Facebook. Revista Estudos Linguísticos. v. 44, n. 3, p. 1155-1167, 2015.

 

VARELLA, Simone Garavello; CURCINO, Luzmara. Discursos sobre a leitura: uma análise de vídeo-campanhas em prol dessa prática. Revista Desenredo. V. 10, 2014, p.337-354. Disponível em: <http://www.upf.br/seer/index.php/rd/article/view/4157/3091>.

 

VARELLA, S. G. Os discursos incentivadores da leitura: uma análise de campanhas contemporâneas em prol dessa prática. 2014. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.