Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, XXVII CIC e XII CIDTI

Tamanho da fonte: 
Expansão do acesso à internet por meio da reciclagem de roteadores sem fio multimarca
Victória De Martini de Souza, Paulo Matias

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


1. Introdução

Com o intuito de garantir acesso de qualidade à internet aos alunos que residem na moradia estudantil da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), composta por uma centena de apartamentos onde residem 575 alunos com carência socioeconômica, foram encontrados dois grandes impasses: 1- incluir dispositivos sem fio externos aos apartamentos não seria possível, pois as portas e as paredes foram construídas com materiais que atenuam significativamente ondas eletromagnéticas; 2- instalar em cada apartamento um equipamento sem fio que dispusesse das tecnologias atuais seria economicamente inviável. No entanto, notou-se que dezenas de roteadores sem fio foram recolhidos para descarte dentro da UFSCar ao longo dos últimos anos, sendo considerados ``obsoletos'' por não permitirem implementar autenticação de forma segura e prática para o usuário, que se tornou exigência legal no Brasil a partir do Marco Civil da Internet.

2. Objetivo

Este projeto propõe reaproveitar esses equipamentos utilizando o firmware livre OpenWrt, uma distribuição Linux embarcada que suporta mais de 650 modelos de roteadores sem fio, tornando-os homogêneos e integráveis entre si.

3. Metodologia

Como os equipamentos dispõem de baixa capacidade de armazenamento, otimizou-se a imagem do OpenWrt a ser instalada, liberando espaço para adicionar suporte ao padrão de autenticação 802.1X. Este projeto desenvolveu também ferramentas de monitoramento compatíveis com o Prometheus, que poderão facilitar a manutenção da qualidade do fornecimento de acesso em uma rede com centenas de roteadores.

4. Resultados

Tanto a imagem customizada de OpenWrt como as ferramentas de monitoramento funcionaram com sucesso quando submetidas a testes de bancada envolvendo um roteador e dois celulares.

5. Conclusão

No futuro, além de fornecer uma solução para acesso à internet na moradia UFSCar, este projeto poderá ser estendido para outros cenários, tais como fornecer acesso à rede acadêmica eduroam em escolas do ensino básico por meio da Redecomep - RNP.